Doutorado no Canadá

Boa tarde!

Enquanto no Brasil a roda gira e gira sem parar e nossa vontade de partir daqui só aumenta, vamos nos preparando para nossa mudança… e continuamos a avaliar, non stop, nossas diversas opções de imigração…

Uma vez que a MrsPEng está cursando mestrado e quer cursar doutorado na sequência, não dispensamos a possibilidade de tentar uma bolsa de doutorado no Canadá… Nossa visão é que esta situação nos traria inúmeras vantagens:

  • Educação de excelente qualidade para a MrsPEng;
  • Uma segurança financeira advinda de já irmos para lá com uma bolsa – que mesmo pequena – nos garantiria menos uso de nossas economias até que o MrPeng conseguisse um emprego
  • Possibilidade de passar 4 anos mais tranquilos em termos de trabalho, nesse período teríamos nossos filhos (não que um doutorado seja coisa simples, mas certamente trará maior flexibilidade de horários para a MrsPEng do que os trabalhos padrões).

Assim, a pesquisa está em andamento. Começamos por tentar descobrir quais as Universidades que mais fazem pesquisa, estas são as Top Ten (das top 50…rs):

top ten universities

Fonte: http://www.researchinfosource.com/top50.shtml

Ficamos felizes em ver que as opções de localidade são muitas, temos Ontario, British Columbia e Alberta!

Agora estamos avaliando outros pontos, buscando na internet quais universidades oferecem bolsas, calendários de inscrição, quais as maiores bolsas, quais oferecem licença maternidade paga (siiim… porque se o plano é sermos pais nesse período não podemos abdicar de um direito tão importante…), algumas possuem até Child Care para estudantes com filhos.

Um site muito legal para consulta é este: http://www.universityaffairs.ca/ 

Nele descobrimos que a Universidade de Alberta é uma das únicas que oferecem Paid Parental Leave (até 95% do valor da Bolsa)…. claro que quando (e se ) formos optar por uma universidade verificaremos estas opções diretamente com a ela, mas é bom estar preparado.

Outro site que nos ajudou muito foi o da Gaby, o Gaby no Canada. Ela fez doutorado em Toronto e deu importantes dicas:

http://gabynocanada.com/2014/12/08/3-dicas-importantes-para-aqueles-que-pensam-em-fazer-doutorado-fora-do-brasil/

Através dela que a MrsPEng viu a importância de buscar informações sobre as linhas de pesquisa das universidades, dá para achar aquele professor que atua na linha do seu mestrado e que vai ter interesse em tê-la como aluna de doutorado. A pesquisa está intensa nesse sentido!

São muitas informações relevantes e a idéia é na viagem exploratória visitar estas universidades e conversar sobre estes importantes pontos, de repente até tomamos um cafe com professores de linhas de pesquisa interessantes. Who Knows?

Gostam da idéia? Algum estudante de doutorado por aí que gostaria de ajudar dois futuros Professional Engineers perdidos? =)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s