Insiders Insight – as impressões de um amigo viajante

Olá pessoas !

Tive de vir contar para vocês desse fim de semana! O casal de futuros PEng aqui foi a um casamento de uma amiga querida e lá encontrou um casal de amigos que havia acabado de retornar de alguns anos morando em Nova York!

Fato é que conversa vai, conversa vem já começamos a discutir diferenças entre culturas, países… nessa o amigo solta a frase: “Mas os EUA nem se comparam ao Canadá…lá se VIVE!”.

Já levantamos as orelhinhas e …você disse…

 

Canadá? 

Então ele nos contou que em  4 anos em NY não fizeram o número de amigos que fizeram em poucos meses no Canadá… as pessoas (apesar de respeitarem muito o seu espaço) são mais calorosas e …bem, welcoming! Afinal é um país construído por imigrantes, não “assolado” por imigrantes como pensam muitos US Citizens.

Mas o que mais impressionou foi quando ele começou a falar sobre igualdade… ele disse que a sensação nos EUA era de ter de se provar diariamente, ter de demonstrar a cada momento do que se é capaz para garantir sua posição privilegiada, profissional e financeiramente. Nesse sentido ele achou os EUA muito semelhantes ao Brasil… já sua impressão do Canadá é de nivelamento (ele usou esta palavra)… as rendas não são tão discrepantes, as pessoas não se sentem melhores ou piores que você nem se colocam nessa posição a todo tempo… a igualdade é real e o trabalho tem de ser algo que você gosta de fazer, que te motiva, pois não há assim tantas profissões escolhidas porque pagam mais (como a engenharia no Brasil né gente… vamos combinar que tem muito engenheiro sem vocação por aqui…).

Fiquei empolgada pois essa é a característica que mais me atrai no Canadá.. o trabalho dignifica ao invés de segregar, a contribuição para uma sociedade harmoniosa é de todos!

Finalmente também falamos sobre a carga de trabalho…nessa hora ele mesmo destacou, sentiu o mesmo que tantos brasileiros relatam: a hora extra será, sempre, mal vista no Canadá… demonstra sua falta de produtividade, que você enrola ao longo do dia (conversando no café, quem nunca?) e não dá conta de entregar seu trabalho em 8, 9 horas… mas principalmente: demonstra sua falta de comprometimento com sua família e seu desenvolvimento pessoal. Ele sentiu isso muito fortemente: a presença dos pais nas vidas dos filhos é um elemento de desenvolvimento da Nação… formando bem as novas gerações formamos a sociedade que guiará o país… =O

Enfim quis trazer esse feedback a vocês pois ele nos impressionou muito e motivou ainda mais esse casal aqui, que deseja ser e viver de forma diferente!

E vocês? Já pensaram nessas diferenças? Conseguiriam se adaptar a esse point of view?

Best regards,

Mrs PEng

 

Anúncios

Um comentário sobre “Insiders Insight – as impressões de um amigo viajante

  1. Eu estudei e morei no Canada por 6 meses, foi tão pouco tempo, e tive a mesma percepção sobre trabalho, familia, qualidade de vida, etc… Que bom que não sou a única que pensa assim. rss

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s