A Busca por Emprego

De todas as coisas relacionadas à mudança, certamente o que mais dá medo é o lado profissional… Afinal, se hoje somos elegíveis a um programa como o Express Entry significa que ralamos MUITO para nos tornar profissionais de qualidade por aqui, não é mesmo? Infelizmente, em um país como nossa Pátria Amada Idolatrada, ter curso superior, pós-graduação, falar uma, duas ou às vezes três línguas e … ser um quase ninguém lá fora! Mexe com os brios, minha gente…

Poxa, o simples fato de conseguirmos a tão famosa ITA via Express Entry já devia demonstrar que somos profissionais capazes, experientes… mas não é bem assim.

Para começar, sabemos que por lá valorizam muito a tão famosa “Canadian Experience”.. já li vários relatos de pessoas que ou voluntariaram ou buscaram subempregos para consegui-la. Isso porque a cultura profissional é algo que conta muito para eles… ao trabalhar por lá, temos de re-aprender muitas coisas, principalmente no que tange relacionamento profissional… Pontualidade em reuniões, tempo de resposta  a emails,  o horror À famigerada hora extra…são muitas as diferenças das quais posso me lembrar.

Bem, no melhor dos mundos para mim e para o Mr FPEng alguém nos convidaria a trabalhar por lá e não passaríamos nem um mês de nossa nova vida “corroendo” nossas suadas economias para viver…nossa, que sonho! E o Pool do Express Entry quer possibilitar exatamente isso… Entretanto, eu NUNCA vi relatos de ninguém que não fosse da área de TI que tenha conseguido esta façanha… Aiai…

Andamos pesquisando muito sobre o mercado, entro sempre no JobBank para acompanhar se o número de vagas disponíveis continua satisfatório… muito medo de largar tudo assim e ter de voltar e procurar emprego em um Brasil em crise (pois essa crise vai demorar a passar meu amigo…). Mais medo ainda de não avançarmos na carreira em um prazo legal e nos desmotivarmos (somos MUITO ansiosos).

Levantamos alguns pontos para facilitar esta busca e gostaríamos da opinião dos amigos:

  • Linkedin: todos dizem que é muito utilizado por hunters no Canada e existem até mesmo empresas especializadas em “montar” seu linkedin. Vamos utilizar um serviço assim antes de ir para nossa viagem de reconhecimento e já recebemos ofertas de vagas no email (apenas prospectando ainda…). Alguém usou um serviço assim?
  • Headhunters: podem ser uma opção e queremos agendar entrevistas com alguns na nossa viagem de Outubro . Aceitamos recomendações 😉 
  • Jobbank: teoricamente reúne todas as oportunidades em um local só, mas já ouvi dizer que não é bem assim…Sites famosos como o Workopolis e o Monster estão lá. Não sabemos se vale a pena cadastrar no JobBank e nesses sites também. Opiniões?
  • Contato direto: enviar um CV diretamente para a empresa em questão pode ser uma boa, mas acredito que já com uma Work Permit ou Permanent Residence na mão né?

No mais, hoje achamos esse site: http://moving2canada.com/jobs/   . Muitas vagas de Engenharia, alguém sabe se é confiável?

Um grande abraço a todos!

Mrs FPEng


2 comentários sobre “A Busca por Emprego

  1. Olá amigos!
    Eu estou usando o LinkedIn para fazer os primeiros contatos.
    Comecei a seguir alguns head hunters do Canadá, e a participar de grupos de emprego por lá. Algumas agências me adicionaram no skype e até chegaram a agendar entrevista, mas geralmente eles cobram pelo serviço, e decidi não continuar, pois eu ainda não tenho data para ir, e não quero correr o risco de pagar a toa.
    Continuem firmes!
    Nos vemos no Canadá!

    Curtir

    1. Interessante… já descobrimos que as entrevistas por skype não são lenda então..rs! Mas ainda tenho que tirar a limpo uma coisa que li: que headhunters ficam com um % do seu salário por algum período… hard hein? Mas acho que você fez bem! Nós também só vamos “nos jogar” após a visita de reconhecimento…até lá o único investimento serão “células cinzentas” pesquisando tudo isso…rs! Grande abraço!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário