Porque ?

A pergunta que sempre devemos fazer a nós mesmos: porque abandonar tudo e todos e mudar de país?

Poucos são os que respondem sinceramente esta pergunta… poucos são os que fazem esta pergunta a si mesmos… e a grande verdade é que poucos são os que fazem essa pergunta a você.. você já viu alguém dizer que quer se mudar para o Canadá e receber um olhar perplexo: “Mas porquêeeee????”      =)=)=)=)=)=)=)=)

Isso porque todos sabemos os motivos óbvios de um desejo assim: uma vida melhor, viver em um lugar mais seguro, um lugar com maiores oportunidades (para si e para os filhos), um lugar DESENVOLVIDO.

Mas quanto mais leio blogs de pessoas que querem ir e/ou já até foram e voltaram, mais percebo que a mudança inicial tem de ser dentro da gente… algo muda dentro da gente que nos impede de ser feliz no Brasil, mesmo com toda a afeição que temos pelo arroz com feijão, com o imenso amor pela nossa família, nossos amigos, com a comodidade de construir carreira em um lugar onde somos pares, temos vantagens competitivas… é como uma desconexão com o status quo… TUDO AQUI me incomoda… a forma das pessoas pensarem e agirem quase me mata de raiva on a daily basis… o absoluto desrespeito a tudo que é público ou “é só do outro e não meu”….

Morei fora do país antes e a verdade é essa: você nunca mais se sente totalmente em casa por aqui…você sabe que uma sociedade mais respeitosa existe no mundo e você vive AQUI…. você sabe que em algum lugar do mundo as pessoas se organizam para viverem juntas e construírem juntas um mundo mais justo, mais gostoso de se viver… e minha sensação no Brasil é de uns poucos tentando isso enquanto a maioria está na “luta” tentando conquistar o seu quinhão do dia… é um círculo vicioso. Por muitos anos pensei: a mudança  começa comigo, eu faço o que é certo e eu influencio o ambiente ao meu redor… continuo pensando assim, mas…

Refletimos muito se não seria nosso papel ficar e ajudar a mudar o país…se todos os que têm este instinto de contribuição debandarem, o que será da Pátria amada idolatrada? Mas cansamos de ser mártires. Queremos ser pais… e não queremos que nossos filhos que ainda nem existem aprendam a cultura do “vou garantir o meu e o resto que se vire”…

Parece um grande desabafo mas eu vou resumir nisso: vamos nos mudar pois queremos morar em um local com pessoas que querem dar sempre seu melhor, que sabem que o outro tem seu papel na sociedade e que podem contar com a execução deste papel. Queremos igualdade. E vamos lutar para conseguí-la.

E os amigos? Por que desejam se mudar?

Best regards,

Mrs FPeng

 

 

 

Deixe um comentário

